sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Encadernação Japonesa

  Encadernação Japonesa

LISTA DE MATERIAL
- capa e contra-capa
- miolo
- fitas ou outro material para costura
- agulha
- agulhão para as furações (usei crop-a-dile em função das fitas), ou solução pessoal

O meu álbum tem 13cmx18cm. Não coloquei os passos da encadernação pois acho que são mais simples, e assim vamos direto à encadernação. Fiz uma lombada, na capa e contra-capa, de 2,5cm. Iniciamos sempre com os furos das extremidades, a mais ou menos 0,6cm da borda. Os demais furos devem ser feitos em distâncias iguais, ao longo da lombada. Fiz furos a cada 2,0cm, mas isto vai variar de acordo com o tamanho do álbum. O mesmo vale para a distância entre a lateral do álbum e a furação – parece mesmo depender do efeito se quer criar. Para o miolo usei papel Filipaper 180g, mas também fica a critério de cada um.


O passo inicial é colocar a fita, ou cordão, no meio do miolo do álbum. Todo o acabamento ficará escondido desta forma. Começamos pelo furo número 2, e a encadernação é feita da direita para a esquerda e, ao chegar ao final da capa, no mesmo lado em direção contrária (da esquerda para a direita).
Para não correr o risco de “escapar” a fita, usei dupla-face para iniciar a costura. No vídeo que assisti, após a colocação do cordão no interior do álbum, foi usado um prendedor para evitar que o álbum se mexa durante a costura. Eu resolvi arriscar e, como meu álbum era pequeno, não prendi. Posicionada a fita, fiz a montagem do álbum (capas e miolo na ordem correta). A fita sai do interior do álbum pelo furo número 2.


Do furo número 2, a fita deve fazer a volta e entrar pela contra-capa, na mesma furação, retornando assim para a capa do álbum.


A Juju ajudando a “puxar” a fita... Assim fazemos scrap juntas...


A fita, na capa, vai para o furo número 3, fazendo o mesmo movimento. Sairá na contra-capa do álbum.


Sai na contra-capa e volta para o furo número 3, na capa.


Imagem da contra-capa. Aqui a agulha deve ser inserida no furo 4.


Capa. Volta para a mesma furação.


Do 4 para o 5.


Pela contra-capa, a agulha deve ser inserida no furo 6. Imagem da capa.


Volta para o furo 6 e então, na contra-capa, para o furo 7. É o meio último furo. Para um álbum maior, basta seguir os passos descritos até aqui.


Acabamento da lateral. A fita sai no sentido horizontal, envolvendo o cantinho do álbum, e volta para a mesma furação, na capa.



Essa foto ficou muito ruim, não consegui mexer. É a capa, neste ponto iniciamos a costura no sentido inverso ao feito até então, ou seja, vamos costurar da esquerda para a direita.


A fita vai preencher aqueles espaços que ficaram vazios. Do 7, para o 6, saindo na contra-capa.


Imagem da contra-capa. Novamente preenchendo os espaços vazios.


Do 6 para o 5.


E assim sucessivamente...



Chegamos no ponto de partida. A furação 2.


Agulha deve ser inserida no furo 1, sai na contra-capa no sentido vertical (envolvendo a lombada e não a parte de cima do álbum) e volta para o mesmo furo (figura B).
Sai na contra-capa e no sentido horizontal, agora fazendo o acabamento na parte de cima do álbum, volta para o furo 1 (figura C).
Virando o álbum, na contra-capa, ainda teremos um espaço a ser preenchido (figura D).
A agulha deve ser inserida na furação 2 (figura E).
Acabamento (figura F). Você poderá dar um nó.


O nó. A agulha deve voltar para o furo 2, assim o nó ficará escondido no interior da lombada.


É só cortar o que sobrar na contra-capa. Coloquei um lacinho na capa, preso na encadernação... Afinal, este vai ser um álbum de menina!

                                        http://tatianabarboza.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário