sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Quirlandas

Passo a Passo de uma Guirlanda
O Natal é cheio de simbolismos, e muitos deles são expressos por meio dos adornos decorativos. A guirlanda é um destes enfeites, que durante o mês de dezembro enfeita as portas das casas. O uso desse ornamento refere-se à Roma Antiga: os romanos costumavam oferecer ramos de plantas como votos de saúde, com o hábito de enrolá-los em coroas. Essas, então, eram expostas nas portas como uma forma de zelar da saúde de todos da casa. As guirlandas de Natal podem ser feitas com ramos de pinheiro, cipreste, laços, velas, flores, frutas entre outros materiais.
A guirlanda clássica, com seus ramos, pinhas e cores natalinas proporcionam um clima típico de Natal. Para confeccionar uma dessas, os materiais necessários são:
- 68 a 76 centímetro de guirlanda de abeto do Colorado (natural ou artificial)
- 7 ramos médios de lótus com caule
- 8 ramos de quiabo com caule
- 9 ramos de papoula com caule
- 5 copos de sino
- 4 flores de protea
- flor de Rosebloom com arame de 28 cm
- frutos de pimenta
- cítricos secos
- um cacho de milefólio dourado
- pequenas flores do campo
- fita aveludada vermelha
- arame floral de 28 cm
- cordão vermelho aveludado
- cola quente, cola de madeira ou cola branca
- tesoura
- régua
- alicate
O primeiro passo é modelar a guirlanda, afofando os ramos. Depois, usando o arame de medida especial, deve-se fazer um aro e prender o lótus, os ramos de papoula, copos de sino e flor de protea. Então, coloca-se o aro sobre a guirlanda e torce-se a folhagem de pinho sobre ele, para mantê-lo no lugar. Logo após isso, cola-se os talos da flor de Rosebloom, os frutos de pimenta, o milefólio, os cítricos e as flores do campo, em uma disposição que fique harmoniosa.
Com a fita vermelha, cofecciona-se um laço vistoso, que será preso à guirlanda com um arame. Ainda no laço, prendem-se os cordões aveludados em diferentes comprimentos, com os sinos colocados na ponta.
Essa é uma guirlanda natalina clássica, com as cores e os materiais do Natal. No entanto, as guirlandas podem ser confeccionadas com os mais diversos materiais processos; o que conta é a criatividade.
Confira alguns modelos de guirlanda:
Modelo de Guirlanda I
Modelo de Guirlanda II
Modelo de Guirlanda III
Modelo de Guirlanda IV
Modelo de Guirlanda V
Modelo de Guirlanda VI
Modelo de Guirlanda VII
Modelo de Guirlanda VIII
                                                         Manuela Casali Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário